Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Estação Costeira vai disponibilizar informação que contribui para a valorização do pescado, afirma Diretor Regional das Pescas
INSERIDO EM 2018/01/12

O Diretor Regional das Pescas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a Estação Costeira da Porto de Abrigo terá “outras valências”, para além do apoio aos marítimos em matéria de socorro, adiantando que “serão desenvolvidos serviços relacionados com o apoio à valorização dos produtos da pesca&

Luís Rodrigues, que falava durante uma visita à Estação Costeira, afirmou que será feita a transmissão de informação sobre o preço do pescado nas lotas dos Açores e sobre as espécies mais descarregadas, “para que os armadores ou os mestres possam ajustar as descargas, de acordo com o preço efetuado em cada uma das lotas das nove ilhas do arquipélago”.

 

O Diretor Regional referiu ainda que a Estação Costeira “poderá ser utilizada como ferramenta de gestão das pescarias”, transmitindo, por exemplo, “informação, de forma regular, sobre o estado das pescarias das espécies que têm quota”.

 

A possibilidade de a Estação Costeira poder ter novas valências surgiu na sequência de um projeto desenvolvido, em novembro, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, em que foram criados conteúdos pedagógicos sobre lixo marinho que depois foram transmitidos, via rádio VHF, a todas as embarcações de pesca.

 

“Apercebemo-nos de que a Estação Costeira podia prestar, com outra regularidade, outro tipo de funções e ter uma intervenção mais pedagógica”, disse Luís Rodrigues.

 

Neste sentido, adiantou que a Direção Regional das Pescas está “a preparar uma ação ligada a primeiros socorros e à prevenção de incêndios a bordo”.

 

“Temos técnicos a montar referenciais de formação para, presencialmente, chegar a todas as comunidades piscatórias dos Açores, mas a Estação Costeira também pode ser utilizada para lançar informação ligada aos primeiros socorros e a incêndios no mar”, afirmou. 

 

Luís Rodrigues defendeu que, “de acordo com a disponibilidade do operador, poderá ser enviada informação sobre a atividade formativa" desenvolvida pela Direção Regional das Pescas para todas as embarcações a pescar no território marítimo português.

 

Criada em 2003, a Estação Costeira presta apoio a todos os marítimos que se encontrem em dificuldades no mar, disponibilizando serviços como pedidos de reboque em caso de avaria ou falta de combustível, acidentes a bordo, informação meteorológica na zona da faina e avisos meteorológicos.

 

O Governo dos Açores apoia desde 2014 o funcionamento da Estação Costeira através do pagamento do salário do seu funcionário.

 

O Diretor Regional destacou a importância do "papel do operador” desta estação, frisando que é “uma voz amiga” que leva “conforto a todos aqueles que fazem do mar a sua forma de vida”.

 

Durante a visita do Diretor Regional, foi apresentado o relatório dos serviços efetuados pela Estação Costeira em 2017, ano em que foram recebidas cerca de 5.000 chamadas, incluindo de socorro e de resgate.

 

Em setembro de 2016 ficou concluída a renovação da rede da Estação Costeira, num investimento de 70 mil euros da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, que permitiu melhorar a cobertura em VHF no arquipélago e alargar a sua cobertura para além das 200 milhas náuticas na subzona dos Açores da Zona Económica Exclusiva.

 

Com este investimento, a Estação Costeira passou a dar apoio a embarcações em todo o território marítimo português, através do sistema HF-Marine, e passou a ter ligação direta com o Serviço Regional Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a fim de dar assistência médica via rádio a embarcações que navegam em águas açorianas.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player