Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Açores, Madeira e Canárias unidos na defesa do POSEI que responda aos desafios da agricultura nas Regioes ultraperiféricas
INSERIDO EM 2018/01/15

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em Tenerife, que os Açores, a Madeira e as Canárias estão unidos na defesa do POSEI que permita dar resposta aos desafios da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas.

“Estas três regiões ultraperiféricas defendem o POSEI fora da Política Agrícola Comum (PAC) e um POSEI que permita corresponder aqueles que são os desafios da agricultura”, salientou João Ponte, à margem do encontro de Ministros da Agricultura de Portugal, Espanha e França, em que participou integrado na comitiva portuguesa.

 

A agenda deste evento, que  decorre durante o dia na sede da Presidência do Governo das Canárias, inclui, entre outros assuntos, uma reunião sobre o futuro da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas na União Europeia.

 

Para o Secretário Regional, que integrou a comitiva portuguesa a convite do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o POSEI é “um programa extremamente importante” para as Regiões Ultraperiféricas ao nível do desenvolvimento socioeconómico regional, reiterando que deve merecer, por parte das autoridades comunitárias, um reforço da dotação financeira.

 

“Temos que continuar a trabalhar pelo reforço das verbas orçamentais (do POSEI), visto que as produções nestas três regiões ultraperiféricas continuam a crescer”, frisou João Ponte, destacando, por outro lado, que os custos acrescidos de produção, o facto de se tratar de pequenas economias e a descontinuidade territorial “naturalmente justificam esta defesa”.

 

João Ponte salientou ainda que o orçamento do POSEI tem “um peso muito reduzido” no orçamento global da Política Agrícola Comum (PAC), daí que a defesa de um reforço de verbas do POSEI “não é uma utopia”, mas sim “uma convicção de que é possível”.

 

Neste encontro está também em análise a estratégia da PAC pós 2002 e a constituição de um grupo de cooperação relativo à banana europeia.

Fonte : Gacs
A sua companhia neste dia de descanso ...
Sem fronteiras

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player