Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Açores acolhem, pela primeira vez, final europeia da competição CanSat
INSERIDO EM 2018/01/30

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se hoje com a escolha da ilha de Santa Maria para a realização da final do concurso CanSat 2018, promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

"Os Açores já tinham dado provas de ter capacidade e motivação para serem anfitriões de uma prova europeia” nesta área, afirmou Gui Menezes, salientando a importância desta iniciativa para “estimular nos jovens o interesse pela temática do espaço e para despertar vocações para esta área”.

 

O Secretário Regional defendeu a "importância” da promoção da divulgação científica e tecnológica e do ensino experimental das ciências “na formação dos jovens”, destacando o facto de “várias equipas açorianas se terem vindo a destacar em competições deste género”.

 

A final europeia do CanSat 2018, que decorre entre 28 de junho e 1 de julho, é organizada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA), cuja equipa venceu esta competição a nível regional e nacional no ano passado.

 

Dirigido a alunos dos ensinos secundário e profissional, este concurso tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.

 

A final europeia vai contar com as equipas da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Polónia, Roménia, Holanda, Espanha e Reino Unido, além de uma equipa nórdica (competição conjunta da Finlândia, Suécia e Noruega), e de uma equipa da Hungria, selecionada diretamente pela ESA, sendo esperadas cerca de uma centena e meia de pessoas.

 

A final nacional desta competição também vai decorrer em Santa Maria, de 26 a 29 de abril, sendo a equipa açoriana 'Space Info', da Escola Profissional Aprodaz, uma das finalistas.

 

O CanSat é uma das iniciativas da ESA que pretende contribuir para aumentar a competência dos jovens nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Cada equipa, que pode ter até seis elementos, com idades entre 14 e 19 anos, vai lançar e operar o seu microssatélite, analisando os dados recolhidos, que serão apresentados a um júri, que irá atribuir o primeiro, o segundo e terceiro prémios.

 

Os Açores realizaram em 2015, pela primeira vez, uma edição regional deste concurso, tendo Santa Maria acolhido no ano passado a final da competição nacional.

Fonte : Gacs
“Muitáfrente”  é  um programa congeminado com o intuito de partilhar o "centro do mundo" dos realizadores,com tantos o queiram ouvir. Vai para o ar às Sextas Feiras, das 22:00 às 24:00.
Muito à frente

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player