Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores vai reforçar parcerias de suporte à reinserção social de reclusos
INSERIDO EM 2018/02/05

O Governo dos Açores vai estabelecer novas parcerias com o intuito de assegurar um suporte permanente à população reclusa, na sua preparação para a saída e após a saída dos estabelecimentos prisionais da Região, anunciou hoje a Secretária Regional da Solidariedade Social.

Temos uma proposta de protocolo que já foi analisada por todas as partes e que, até ao final deste semestre, será alargada no sentido de incluir outros parceiros, designadamente a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, a Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e também a Direção Regional da Habitação”, adiantou Andreia Cardoso, que falava, em Angra do Heroísmo, no final de uma reunião com o Diretor-Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais, Celso Manata.

 

O protocolo, a firmar até ao final do primeiro semestre deste, permitirá, assim, unir os esforços do Governo dos Açores, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, dos estabelecimentos prisionais e do Instituto da Segurança Social dos Açores, assim como das instituições particulares de solidariedade Kairós e ARRISCA.

 

“Há já uma história de parceria entre os estabelecimentos prisionais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e o Governo Regional em matéria de formação e trabalho no interior dos estabelecimentos prisionais, mas também na preparação das saídas”, salientou a Secretária Regional, destacando o trabalho que tem sido desenvolvido junto dos estabelecimentos prisionais de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

 

“Temos, neste momento, em curso um trabalho entre as diversas entidades no sentido de preparar os reclusos para a saída em liberdade, que permitiu, desde 2014, acompanhar 250 reclusos neste processo e com bastante sucesso”, frisou Andreia Cardoso.

 

Este trabalho conjunto visa dotar os ex-reclusos de competências pessoais, sociais e profissionais que facilitem a sua reinserção social, assegurando o seu acesso a apoio psicossocial, que acompanha, entre outros aspetos essenciais, a manutenção dos vínculos familiares.

 

Na sequência do Orçamento Participativo Portugal, foram selecionadas três iniciativas a desenvolver no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, no âmbito da formação e capacitação dos reclusos, tendo uma sido proposta pela Cáritas da Ilha Terceira e as duas restantes por particulares.

 

O encontro que se realizou esta tarde em Angra do Heroísmo teve como objetivo a articulação de esforços entre o Executivo Açoriano e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais na implementação das iniciativas selecionadas, que deverão, no futuro, dar origem a um novo protocolo entre ambas as entidades.

Fonte : Gacs
Com Lucélia Lopes
Perdi o meu MP3

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player