Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Duarte Freitas quer “mais ambição” na Educação*
INSERIDO EM 2018/02/05

O presidente do PSD/Açores afirmou hoje que é precisa “mais ambição” no setor da Educação com o objetivo de melhorar os resultados, tendo desafiado o governo regional a dar maior poder de decisão às escolas.

“Para que os alunos açorianos possam atingir melhores resultados, é necessário que as escolas tenham um maior poder de decisão. Defendemos que devem ser celebrados contratos de autonomia com as escolas, garantindo que os projetos educativos de cada estabelecimento de ensino se adequem aos  contextos socioeconómicos dos alunos”, afirmou Duarte Freitas, no final de uma visita ao Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que o ensino “tem que estar centrado nos alunos e não nos currículos”, sendo por isso essencial que cada escola tenha autonomia para definir o seu projeto educativo.

“Só se consegue alcançar o sucesso educativo se existir um ensino centrado no aluno, de forma mais integrada, mais colaborativa e participativa, assente nas experiências de cada estudante”, considerou.

Para Duarte Freitas, “todas as crianças e jovens podem ter sucesso na escola, mas é necessária ambição na definição de políticas educativas adequadas aos desafios que as escolas e os professores enfrentam, envolvendo os pais e de toda a sociedade”.

O presidente do PSD/Açores explicou que a proposta de reforço da autonomia das unidades orgânicas do sistema de ensino passa por “transformar o projeto educativo de cada escola num plano anual de melhorias de resultados educativos, com objetivos e metas quantificáveis, que possam conduzir a créditos pedagógicos e financeiros em função dos resultados obtidos”.

“A autonomia e a flexibilidade curricular permitem a possibilidade de criar disciplinas e modificar os instrumentos de avaliação dos alunos”, disse.

Durante a visita, foi apresentada ao líder social-democrata a forma como está a decorrer o projeto piloto – de âmbito nacional – de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário em que está  inserido o Colégio Castanheiro, uma das cinco escolas dos Açores que aderiu ao programa que reúne cerca de 200 escolas de todo o país.

Fonte : PSD/Açores
A sua companhia neste dia de descanso ...
Sem fronteiras

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player