Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Açores escolhidos para projeto 'Space Rider' da Agência Espacial Europeia, anuncia Vasco Cordeiro
INSERIDO EM 2018/02/21

O Presidente do Governo anunciou hoje que os Açores foram o local escolhido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para acolher um local de aterragem para o projeto 'Space Rider', que vai permitir gerar emprego qualificado.

“Posso anunciar aquilo que ainda ontem foi comunicado ao Governo, o facto de os Açores terem sido escolhidos pela Agência Espacial Europeia para serem o local de aterragem do projeto 'Space Rider', que vai gerar emprego qualificado, quer ao nível dos serviços, quer ao nível dos recursos afetos” a este projeto, afirmou Vasco Cordeiro, no plenário da Assembleia Legislativa que está a decorrer na cidade da Horta.

 

Este projeto da ESA tem como objetivo proporcionar à Europa um sistema de transporte espacial integrado, acessível, independente e reutilizável para acesso e retorno do Espaço.

 

O grupo de trabalho da ESA, que visita a Região em abril com o objetivo de analisar os potenciais locais que possam servir para este projeto, será responsável por identificar as necessidades de infraestruturas para o desenvolvimento do 'Space Rider' e proceder à avaliação da necessidade de novas edificações tendo em conta as especificidades do projeto.

 

O 'Space Rider', cujo antecessor realizou em fevereiro de 2015 um voo suborbital com aterragem no mar, será lançado a bordo do Vega-C a partir de Kourou, na Guiana Francesa, e irá transportar cargas úteis com vários objetivos.

 

A ESA preenche, deste modo, uma lacuna na sua área de operações que, até agora, não contemplava o retorno autónomo do Espaço e, desta forma, integra os Açores numa das fases mais críticas das operações, que é a aterragem.

 

Esta atividade fará uso de tecnologias de ponta para o controlo do veículo em condições de voo hipersónico, sendo que o 'Space Rider' apresenta um grande potencial de experimentação para variados cenários como, por exemplo, o estudo de microgravidade, de exposição a radiação, de observação da Terra, entre outros.

 

As atividades a desenvolver no local de aterragem que vier a ser escolhido na Região irão envolver a telemetria e telecomando do veículo, a gravação e arquivo de dados, tratamento e distribuição de dados pós-voo, gestão e controle de emergência, controlo na reentrada da atmosfera e aterragem do veículo.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player