Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
António Ventura: E o Plano de Internacionalização dos Agroalimentos?*
INSERIDO EM 2018/03/14

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou hoje o presidente da Agência de Investimentos de ComércioExterno de Portugal (AICEP) sobre a elaboração de um Plano de Internacionalização para os Agroalimentos Açorianos, que resulta de uma iniciativa do PSD, aprovada, em 2017, na<

Após uma audição na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o social democrata lamentou que o Presidente da AICEP, “não tenha uma resposta objetiva sobre a construção do plano para os agroalimentos açorianos, parecendo, assim, que estamos na mesma, ou seja, não saímos da deliberação do Parlamento”, disse.



António Ventura recorda que “a Assembleia da República aprovou, em 2017, uma iniciativa do PSD para que o Governo estabeleça, conjuntamente com o Governo da Região Autónoma dos Açores e demais parceiros sociais relacionados, um plano de internacionalização dos agroalimentos açorianos, situação que não deve cair em esquecimento”.



O social democrata quis saber o que está a ser executado e planeado pela AICEP para dar cumprimento à Resolução da Assembleia da República, uma vez que “foi o próprio Governo que disse que a AICEP teria um papel basilar na existência deste plano”.



O deputado açoriano afirma que “não desistirei de questionar o Governo e as entidades relacionadas até existir o mencionado plano e assumo o compromisso político de depois acompanhar e fiscalizar o cumprimento do Governo”, avançou.



Segundo disse, “torna-se cada vez mais urgente a elaboração deste plano, tendo em conta a vulnerabilidade da agricultura açoriana quanto à sua dependência exterior de matérias-primas, aos elevados custos de produção, à crescente imprevisibilidade climática e aos acordos bilaterais e multilaterais da União Europeia, onde a agricultura continua a ser o setor mais fraco e a servir, por vezes, de moeda de troca”.



António Ventura entende que a elaboração daquele plano “deve ser de aspeto duradouro, permitindo somente atualizações que resultem da prospeção de mercados e estudos, por isso importa estabelecer um compromisso político de longa duração, ultrapassando esta legislatura”.



O deputado defende também que o Governo Regional “deve a reivindicar, junto do Governo da República, a construção deste plano, senão está a prejudicar os Açores”.



António Ventura salienta ainda que “qualquer estratégia para os agroalimentos açorianos depende, em muito, da sua comercialização exterior, pela afirmação dos mercados existentes e uma continua procura de novos mercados, pelo que não se pode perder mais tempo”, concluiu.

Fonte : PSD/Açores
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player