Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores recebe proposta de estratégia para a agricultura biológica
INSERIDO EM 2018/04/02

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas recebeu a proposta de estratégia para o desenvolvimento da agricultora biológica nos Açores, documento que será apresentado publicamente em abril e, posteriormente, submetido a consulta pública.

“Queremos que este plano tenha uma participação por parte da sociedade civil e de todos os parceiros do setor, queremos promover um amplo debate sobre o plano de ação, objetivos e metas e esperamos que desta discussão surjam propostas construtivas, que enriqueçam o documento”, afirmou João Ponte, acrescentando que "o importante é ter um plano realista, que aponte metas e que estas sejam concretizáveis”.

 

João Ponte falava, em Ponta Delgada, depois de ter recebido a proposta de Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção de Produtos Biológicos na Região Autónoma dos Açores, documento que foi coordenado por David Horta Lopes, da Universidade dos Açores.

 

A proposta de Estratégia Regional para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica dos Açores foi concebida para um horizonte temporal de 10 anos, tendo sido definidos cinco objetivos estratégicos, que passam pela expansão das áreas de produção biológica, aumento da produção e, consequentemente, da oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promoção do conhecimento técnico e científico, dinamização da inovação empresarial e disponibilização de informação estatística, bem como fomento da promoção e reforço da confiança e da credibilidade destes produtos junto dos consumidores.

 

Para João Ponte, os Açores não podem ficar à margem de uma tendência mundial crescente de aposta na agricultura biológica, contribuindo assim, de forma positiva, para o ambiente, para a saúde pública e para a segurança alimentar.

 

O Secretário Regional referiu que atualmente os Açores já têm projetos na área da agricultura biológica ao nível da horticultura e da produção de carne, além de um projeto piloto na área do leite.

 

O grupo de trabalho que esteve na origem da proposta hoje entregue, além da Universidade dos Açores, incluiu vários técnicos, a Cooperativa BioAzórica, da ilha Terceira, e a TryBio, da ilha do Faial.

Fonte : Gacs
Recordar é viver

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player