Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
João Ponte defende pacto conjunto pela inovação da Agricultura nos Açores
INSERIDO EM 2018/04/26

O Secretário Regional da Agricultura, João Ponte, defendeu hoje o estabelecimento de um pacto de cooperação envolvendo o Governo, os agricultores, as associações, a indústria e os académicos para e pela inovação da Agricultura nos Açores, incorporando, deste modo, cada vez mais valor ao que é produzido.

“Não chega produzir bem e com qualidade. É preciso cada vez mais apostar na inovação, para ganhar notoriedade e para captar novos mercados”, afirmou João Ponte, salientando que na Região “já há trabalho feito nesta área, mas podemos ir mais além”.

 

O governante falava na abertura do seminário “Açores um valor acrescentado”, no âmbito das comemorações do Dia da Produção Regional, que decorreu no Pavilhão de Exposições de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande, perante uma assistência de duas centenas de participantes.

 

Para João Ponte os Açores devem estar “na linha a frente” em matéria de novas tendências de mercado, considerando que “não podemos continuar a assistir ao desinteresse por parte do setor às medidas do PRORURAL + referentes à inovação”.

 

“Podemos e devemos ser um viveiro para o lançamento de novos produtos, que vão ao encontro das necessidades dos consumidores, que seja mais bem valorizados”, disse o Secretário Regional, com a pasta da Agricultura, acrescentando que “é na diversificação económica, na produtividade e na qualidade em geral, que os Açores devem continuar a crescer”.

 

João Ponte destacou que a comemoração do Dia da Produção Regional é uma boa ocasião para despertar a consciência dos produtores regionais para melhorarem a eficiência das suas explorações, por forma a produzirem com menos custos, mas também para refletir sobre as tendências futuras dos clientes e a necessidade da Região ajustar as suas produções às preferências dos consumidores.

 

“Esta é também a ocasião para chamar a atenção para a necessidade de consumirmos muito mais o que é nosso, o que é produzido localmente, não só pela qualidade e frescura dos alimentos, mas também para deixarmos, nas nossas ilhas, mais-valias económicas”, considerou.

 

João Ponte insistiu que é fundamental incrementar as exportações da produção regional, tirando desde logo partido dos circuitos já estabelecidos por Portugal com países estrangeiros e procurando novos clientes.

 

Por outro lado, apesar dos agricultores estarem cada vez mais especializados, o governante disse ser “absolutamente necessário” continuar a investir na formação, com foco na inovação.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player