Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Primeiro Orçamento Participativo dos Açores recebeu 326 antepropostas
INSERIDO EM 2018/05/04

O Vice-Presidente do Governo destacou hoje, em Angra do Heroísmo, a significativa adesão ao primeiro Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores), considerando que “superou largamente as melhores expetativas” ao terem sido submetidas 326 antepropostas na fase de apresentação de ideias de investimento público em cada ilha.

“Ao repto lançado pelo Governo dos Açores responderam cerca de 1.500 cidadãos”, que participaram nas sessões de apresentação e nos encontros participativos realizados em todo o arquipélago, revelou Sérgio Ávila, numa conferência de imprensa para apresentar o balanço da primeira fase do OP Açores.

 

O Vice-Presidente adiantou que 167 antepropostas foram submetidas online, enquanto que as restantes 159 foram apresentadas presencialmente nos 26 encontros participativos que se realizaram.

 

“Por área temática, temos 128 antepropostas na área da Juventude, 85 na do Turismo, 67 na da Inclusão Social e 46 na área do Ambiente”, revelou Sérgio Ávila.

 

Relativamente aos três temas da área da Juventude a que podiam ser apresentadas ideias de investimento, Sérgio Ávila divulgou que 60 antepropostas se enquadram em 'Hábitos de vida saudável', 48 em 'Cidadania' e 20 em 'Tecnologia'.

 

“A expressiva adesão a esta iniciativa, que corresponde à concretização de um compromisso do Governo dos Açores para esta legislatura, com o objetivo de promover uma cidadania mais participativa, verificou-se em todas as ilhas, sem exceção”, frisou o Vice-Presidente.

 

Segundo revelou o governante, em São Miguel foram apresentadas 75 antepropostas, na Terceira 63, em São Jorge 51, no Pico 38, nas Flores 26, em Santa Maria 24, na Graciosa 23, no Faial 20 e no Corvo seis.

 

A segunda fase do calendário do OP Açores decorre até 24 de junho, com a análise e validação das antepropostas, em interação com os cidadãos que as apresentaram.

 

Entre 25 e 29 de junho, já no âmbito da terceira fase, serão conhecidas as listas provisórias de propostas a submeter a votação pública, podendo os proponentes dos projetos pronunciar-se ainda sobre essas decisões.

 

A partir de 2 de julho e até 30 de setembro, serão divulgadas as listas definitivas das propostas a submeter à votação no sítio da Internet do OP Açores, no endereço https://op.azores.gov.pt/, iniciando-se a fase da votação, em que os cidadãos serão novamente convidados a participar, escolhendo as propostas que querem ver executadas pelo Governo dos Açores na sua ilha.

 

“Concluir-se-á, assim, este ano e pela primeira vez, uma iniciativa que reputamos de verdadeiramente importante”, afirmou Sérgio Ávila.

 

Em causa, salientou o Vice-Presidente, “está o exercício de reforço da participação cívica ativa porque se trata não só de dar voz aos Açorianos, mas, sobretudo, porque essa voz terá consequências práticas, através dos projetos que forem votados e implementados em cada uma das áreas e em cada uma das ilhas”.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player