Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Rui Luís propõe à Escola Superior de Saúde a realização de ensinos clínicos de enfermagem em ilhas sem hospital
INSERIDO EM 2018/05/14

O Secretário Regional da Saúde defendeu hoje, em Santa Cruz das Flores, o alargamento dos ensinos clínicos, em enfermagem, em ilhas sem hospital como um contributo para fixar profissionais de saúde.

“Esta semana enviámos à Escola Superior de Saúde uma proposta de reflexão para a possibilidade de os ensinos clínicos poderem ser feitos em ilhas onde habitualmente não existem”, afirmou Rui Luís, que falava na Cerimónia de Reconhecimento Profissional, inserida nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro nos Açores, considerando que também é preciso cuidar de quem cuida.

 

“Há algo que nunca vamos deixar de ter, que são nove ilhas. É sobre essa realidade que devemos pensar na vertente da acessibilidade, num duplo sentido, a acessibilidade para os utentes e a acessibilidade para os profissionais de saúde“, sublinhou.

 

Na sua intervenção, Rui Luís lembrou que não basta a abertura de vagas, porque há concursos que ficam por preencher, nas ilhas mais distantes, referindo-se a outras propostas avançadas pela tutela, como o Plano de Formação para Profissionais de Saúde e a nova Portaria das Deslocações.

 

“É preciso garantir cada vez mais e melhor formação aos profissionais de saúde. Um profissional de saúde que esteja na ilha das Flores tem que ter as mesmas condições de acesso que outros profissionais de saúde na ilha de São Miguel, por exemplo, e isto é algo que nós temos de lutar e é um fator de fixação", frisou o Secretário Regional.

 

Segundo Rui Luís, a portaria das deslocações vai permitir abranger outros profissionais de saúde que se desloquem entre as ilhas.

 

“A partir do momento em que a portaria entre em vigor, os enfermeiros também podem deslocar-se entre Centros de Saúde das diferentes ilhas ou entre hospitais e centros de saúde, o que permitirá a troca de experiências e a discussão de casos clínicos", salientou.

 

Nesta cerimónia de reconhecimento de enfermeiros que se destacaram no desempenho da profissão, o titular da pasta da Saúde destacou que muito do sucesso dos 40 anos do Serviço Regional de Saúde assenta no trabalho dos enfermeiros

Fonte : Gacs
Recordar é viver

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player