Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores e Federação Agrícola reúnem para avançar com medidas para minimizar prejuízos pro
INSERIDO EM 2018/06/25

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que vai reunir esta semana com a Federação Agrícola dos Açores para avançar com medidas que permitam minimizar os prejuízos que a seca que se faz sentir no arquipélago vai causar aos agricultores.

“A situação é muito complexa. Naturalmente que o grau de dificuldade é diferente de ilha para ilha, mas diria que, um pouco por todas as ilhas, há casos que vão precisar de atenção”, afirmou João Ponte, que visitou hoje algumas explorações agrícolas na ilha Terceira.

 

Para o titular da pasta da Agricultura, depois da fase de avaliação que já foi feita, uma vez que o Governo Regional tem estado a acompanhar a evolução desta situação há algum tempo, conjuntamente com as associações agrícolas das várias ilhas, chegou agora a altura de tomar decisões.

 

“Não há dúvida que vão existir prejuízos, que vai haver carência de alimentação, que a produção de leite vai baixar e, mesmo que chova em julho e agosto, há prejuízos que já não se podem recuperar e que importa compensar os agricultores”, disse João Ponte.

 

O Secretário Regional destacou que a agricultura é um setor de atividade económica muito importante nos Açores, que gera muita riqueza, daí que o Executivo vai estar ao lado dos agricultores nesta fase, “como não poderia deixar de ser”.

 

“Além da seca que está a afetar a produção de alimentos na Região, preocupa-nos a questão do abastecimento de água”, frisou João Ponte, adiantando que o Governo dos Açores já tomou decisões importantes a esse nível em algumas ilhas, algo que será replicado nas restantes.

 

O governante explicou que se pretende, em cada uma das nove ilhas dos Açores, em colaboração com os municípios e as associações representativas dos produtores, avançar com planos de ação que permitam aumentar a capacidade de reserva de água durante o inverno para que, no verão, seja possível ter mais água disponível para o abastecimento à agricultura.

 

“É verdade que em algumas ilhas já se deram passos mais significativos, mas há outras em que é preciso fazer um trabalho mais aturado”, considerou João Ponte, salientando que, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, serão canalizadas mais verbas para investimentos relativos a abastecimento e armazenamento de água.

Fonte : Gacs
a sua companhia ao serão
Noites de rádio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player