Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
PSD/Açores anuncia iniciativa legislativa para criar carreira científica própria na Região
INSERIDO EM 2018/09/20

O grupo parlamentar do PSD/Açores anunciou hoje que vai apresentar uma iniciativa legislativa para criar e regulamentar uma carreira científica própria para os investigadores da Região, de modo a corresponder às necessidades do tecido científico do arquipélago.

“Os Açores não podem continuar a ser uma região em que a formação qualificada e o emprego científico são os parentes pobres da economia. A incerteza e a precariedade, bem como as cartas de despedimento, não podem continuar a ser a imagem de marca do sistema científico regional”, afirmou o deputado social-democrata Luís Rendeiro.

O parlamentar do PSD/Açores, que falava durante uma interpelação ao governo regional sobre Mar, Ciência e Tecnologia, salientou que a iniciativa do partido vai ser apresentada brevemente, englobando as Ciências do Mar.

“Aqui está, novamente, o PSD/Açores a fazer uma oposição construtiva e positiva, indo ao encontro das necessidades do tecido científico regional, que é aquilo que o governo devia fazer e não fez”, disse.

Luís Rendeiro destacou também o papel da Universidade dos Açores, uma instituição “cada vez mais essencial à Região”, tendo defendido que a academia açoriana “não pode continuar a ser tão negligenciada em termos de investimento público”.

“As parcerias e a contratação de serviços à Universidade dos Açores não podem ser tão escassas como são atualmente. Também não podem repetir-se os episódios do ano passado, com a não vinda da supercomputação para a Região ou o desconhecimento, por da Universidade, do seu papel no Air Center”, referiu.

O deputado social-democrata acrescentou que “não podem continuar a ser contratados estudos a universidades estrangeiras, quando a Universidade dos Açores tem condições para fazer esses trabalhos”.

O parlamentar do PSD/Açores referiu ainda que o apoio financeiro do governo regional à tripolaridade da Universidade dos Açores “deverá ser encarado como uma ferramenta de desenvolvimento e coesão regional, e não como uma esmola de apenas 350 mil euros, que são claramente insuficientes”.

Recorde-se que os custos relacionados com a tripolaridade da academia açoriana, que possui polos nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, já foram devidamente estudados pela Universidade dos Açores, estando estimados em cerca de 800 mil euros.

Fonte : PSD/Açores
Programa matinal com muita música portuguesa (principalmente açoriana). Informação local, entrevistas, reportagens e passatempos ...  De segunda a sexta-feira das 8h00 ás 11h00 … disfrute da nossa companhia e faça  amigos no Bom dia Açores !
Bom Dia Açores

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player