Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Fůrum Cartilha de Sustentabilidade chega a todos os concelhos da Regi„o
INSERIDO EM 2018/09/26

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou hoje, em Ponta Delgada, que vão ser realizados diversos fóruns nos 19 concelhos do arquipélago até ao final de 2019, “permitindo potenciar a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, mas também levar a cabo um acompanhamento mais constante e

Marta Guerreiro falava na abertura do I Fórum da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, evento que se associa às comemorações do Dia Mundial do Turismo e reúne várias dezenas de subscritores deste documento, numa sessão que incidiu sobre as ferramentas de operacionalização da Cartilha, incluindo ainda a calendarização de atividades para 2018 e 2019 em todo o arquipélago.

 

A titular da pasta do Turismo destacou este encontro como um “espaço para reflexão e debate em grupos de trabalho setoriais”, onde as entidades subscritoras têm a oportunidade “de reportar o progresso dos seus compromissos e de definir prioridades de ação”.

 

“O primeiro fórum é a prova de que o Executivo açoriano está empenhado, não só em implementar políticas sustentáveis, bem como acompanhar e monitorizar a sua concretização”, sublinhou a governante, acrescentando que o trabalho passa por “continuar a acompanhar e apoiar os que já subscreveram a Cartilha, mas também desafiar todos os agentes que ainda não o fizeram”.

 

Marta Guerreiro frisou que a Cartilha da Sustentabilidade dos Açores se apresenta como um fórum dinâmico de debate e partilha de práticas sustentáveis, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização, sendo que conta atualmente com 59 subscritores, salientando que “cada um deles se propôs alcançar três objetivos de desenvolvimento sustentável”.

 

“Este é um importante instrumento, onde diversos intervenientes relevantes dos setores público, privado e da sociedade civil, trabalham juntos, de maneira integrada, reunindo recursos, conhecimento e experiências, com vista ao aumento dos padrões de sustentabilidade”, acrescentou.

 

A Secretária Regional apelou à “participação voluntária” dos vários ‘stakeholders’, entre os quais câmaras municipais, diversas organizações e associações e tecido empresarial dos Açores, “cujos esforços irão contribuir para a implementação de metas e compromissos de desenvolvimento sustentável”.

 

Marta Guerreiro garantiu que “este é um caminho necessário para o reforço do posicionamento” do destino Açores, mas também para a “antecipação de tendências já visíveis nos novos consumidores e, portanto, para a capacidade de resiliência de todas as empresas regionais”.

 

“Sendo um movimento já iniciado, e agora reforçado por uma série de empresas e entidades, as suas políticas de aquisição de bens e serviços serão cada vez mais norteadas por critérios de ética e sustentabilidade, pelo que, quanto mais cedo os produtores e prestadores de serviços regionais estiverem alinhados, maior capacidade de antecipação e de diferenciação conseguirão”, afirmou.

 

A Secretária Regional salientou ainda a importância do turismo por proporcionar “um movimento de rede e de arrasto que se tem evidenciado muito eficaz para a condução de políticas de sustentabilidade a nível mundial”, devido à sua gestão “colaborativa, transversal e multissetorial”.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player