Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores inicia divulgação do primeiro Plano de Ação da Estratégia Regional de Combate à Pobreza
INSERIDO EM 2018/10/04

O Governo dos Açores iniciou esta semana nas ilhas das Flores e do Corvo um conjunto de sessões que chegarão, nos próximos dois meses, a todos os concelhos da Região com o objetivo de divulgar junto da população o primeiro Plano de Ação da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que contempla

Estas sessões, que serão realizadas por membros do Governo e Diretores Regionais das várias áreas da governação, entre as quais a Educação, Saúde, Solidariedade Social e Emprego, dão continuidade a um trabalho já desenvolvido previamente à elaboração desta Estratégia, que permitiu auscultar no inicio do ano passado cerca de 450 pessoas em todos os 19 concelhos da Região.

 

Nessa altura, os participantes tiveram oportunidade de transmitir a forma como encaravam a problemática da pobreza no seu território e possíveis soluções a implementar para a combater.

 

O Plano de Ação dá agora corpo a estas preocupações, definindo um conjunto de medidas a serem desenvolvidas pelas várias Secretarias Regionais, também em parceria com as instituições locais e com especial enfoque no desenvolvimento integral e inclusivo de todas as crianças e jovens, desde o inicio de vida, como forma de quebrar o ciclo de reprodução da pobreza e desigualdade entre gerações e reduzir a pobreza estrutural na Região.

 

Deste plano constam ações direcionadas para a promoção da saúde, para o acesso a uma educação de qualidade para todos, para a garantia de equidade no acesso aos serviços públicos, independentemente da condição social de cada família, e para a melhoria da integração dos jovens no mercado de trabalho.

 

Destacam-se, entre outras, ações com vista a uma maior vigilância da saúde infantojuvenil através das consultas realizadas nos Centros de Saúde, uma maior integração das crianças em creche, o reforço da qualificação dos jovens de forma a facilitar a sua empregabilidade ou o reforço do acompanhamento dos beneficiários de rendimento social de inserção na vertente de integração profissional.

 

Deste Plano constam ainda medidas destinadas aos mais idosos, como o alargamento dos serviços domiciliários prestados pelas unidades de saúde ou um levantamento da existência de barreiras arquitetónicas nas residências daqueles com mobilidade mais reduzida, com vista à sua eliminação.

 

A execução deste Plano é acompanhada por uma Comissão Cientifica constituída por peritos de reconhecido mérito em diferentes áreas relevantes e que dão o necessário aconselhamento científico.

Fonte : Gacs
Programa matinal com muita música portuguesa (principalmente açoriana). Informação local, entrevistas, reportagens e passatempos ...  De segunda a sexta-feira das 8h00 ás 11h00 … disfrute da nossa companhia e faça  amigos no Bom dia Açores !
Bom Dia Açores

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player