Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores anuncia novo modelo da Semana das Pescas
INSERIDO EM 2022/03/30

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou hoje, na Horta, um novo modelo para a Semana das Pescas, na apresentação da edição de 2022 daquele certame, que é retomado 17 anos após a sua última realização.

“Desde o início, o propósito deste Governo foi o de recuperar o certame mantendo o seu nome, a Semana das Pescas. Fizemo-lo cientes do significado histórico que este evento tem para a ilha do Faial e para a cidade da Horta, em particular, e também fizemos questão em que a Semana das Pescas, porque só assim faria sentido, que a sua realização acontecesse aqui, na Sociedade Amor da Pátria”, frisou.

Manuel São João acrescentou ainda que “o propósito assumido, sem descurar todo o historial da Semana das Pescas, em tempos idos sobretudo focada na vertente da investigação, assentou numa mudança de paradigma, centrando o debate nas diferentes áreas do setor das pescas e para debater os assuntos que ao setor dizem respeito de forma transversal”. 

“Desde a investigação, a aquicultura, a transformação, a comercialização, os fundos estruturais e a nossa relação com a União Europeia e passando também pela economia azul, o tema central da edição de 2022 da Semana das Pescas é ‘Desafios Globais’”, justificou.

Segundo Manuel São João, “é importante perceber alguns constrangimentos com os quais nos deparámos no contexto em que este certame se realiza. Encontramo-nos nesta altura, ainda que de forma lenta, quer no plano regional, quer no plano nacional, a sair de uma pandemia e com esforços redobrados na recuperação económica; temos um contexto político internacional que já está a provocar sérias dificuldades também ao setor das pescas, e estamos, internamente e no plano nacional, num momento de transição de governos, motivo que também acarretou algum atraso na definição do programa final desta edição da Semana das Pescas”.

Para o Secretário Regional do Mar e das Pescas, o tema principal da edição deste ano da Semana das Pescas assentou em ‘Desafios Globais’, porque “entendemos que a evolução que o setor registou nas mais diversas vertentes assim o justificam e porque, mais importante que olhar para o que se fez e não fez, é perspetivar o futuro, num cenário cada vez mais globalizado e no qual os Açores, muito embora a sua pequena dimensão geográfica e económica, devem fazer parte”.

 

“Queremos olhar para a nossa realidade arquipelágica, mas interessa-nos que esta visão também aconteça de fora para dentro e não apenas de dentro para fora. Daí, pensarmos ter reunidos um alargado e importante conjunto de oradores, para um amplo debate das áreas que atrás referi”, disse.

A Semana das Pescas 2022, cujo programa oficial será divulgado em breve, será pela primeira vez extensiva à ilha do Pico, onde, “presentemente a indústria conserveira volta a fazer parte importante da economia regional e da picoense, em particular, fruto dos investimentos em curso e programados para os próximos anos”.

“Não fazia sentido recuperarmos um certame desta natureza e dada a proximidade entre estas duas ilhas, e não abrirmos a discussão das questões das pescas aos dois lados do canal”, finalizou.

Fonte : Portal do Governo
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Música variada

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2020
Todos os direitos reservados