Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores apresenta Centro Cycl’In Azores – Santa Maria
INSERIDO EM 2022/06/20

O Governo dos Açores apresenta  esta segunda feira o Centro Cycl’In Azores – Santa Maria

Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas  Esta é mais uma iniciativa de estruturação, valorização e diversificação do produto turístico dos Açores, que está vocacionada, sobretudo, para o turismo ativo na natureza, ou seja, para o «core» da nossa oferta, com uma capacidade muito particular de dispersar a procura pelo território”.

O Cycl'in Azores - Santa Maria é um projeto piloto nos Açores, que visa estruturar a oferta da modalidade de ciclismo a nível turístico, para aqueles que preferem usufruir das suas férias de uma forma ativa e em contacto mais direto com a natureza, incorporando, ainda, potencial a nível desportivo.

Berta Cabral acrescentou que “este é o primeiro passo” neste campo: “pretendemos que a rede de percursos cicláveis continue a crescer, de forma sustentada e estruturada, quer em Santa Maria, quer em outras ilhas dos Açores onde existam condições para isso”, advoga.

Com a implementação do Cycl’in Azores, Santa Maria conta no imediato com uma rede dispersa por toda a ilha, composta por  6 percursos de BTT Cross-Country com uma extensão acumulada de 210km;  4 percursos de estrada com cerca de 200km ;  4 percursos de Gravel com cerca de 200km acumulados;   1 Grande Travessia de BTT com mais de 80km e 12 pistas de Enduro com cerca de 17 kms acumulados.

Com diferentes níveis de dificuldade e de extensão, a rede conta, ainda, com umas instalações de apoio, na Reserva de Recreio Florestal de Valverde, para limpeza e manutenção das bicicletas, disponível sete dias por semana, bem como com sinalética aplicada aos circuitos de grau de dificuldade verdes e azuis.

Todos os percursos encontram-se disponíveis na plataforma WIKILOC, na qual se poderão descarregar os traçados em ficheiro .gpx para GPS ou, inclusivamente, fazer navegação GPS através da sua app.

Este projeto, efetuado com o reconhecimento da Federação Portuguesa de Ciclismo e em parceria com a Associação de Ciclismo dos Açores, envolve, ainda, outras parcerias fundamentais como da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do Parque Natural de Santa Maria, da Secretaria Regional da Agricultura, através dos Serviços Florestais, da Associação local AZ Pedal e da Câmara Municipal de Vila do Porto.

O Centro Cycl’in Azores – Santa Maria trata-se do primeiro Centro na Região Autónoma dos Açores, pretendendo-se que estender o conceito às restantes ilhas do arquipélago.


Fonte : Portal do Governo dos Açores
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Música variada

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2020
Todos os direitos reservados