Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Operadores marítimo-turísticos de Santa Maria querem respostas à proteção das áreas marinhas protegidas
INSERIDO EM 2022/09/16

A voz que não se cala é de Alice Soccodato, diretora de Ciência e gerente para o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos e conselheira para operações de

Não está sozinha na denuncia à falta de proteção das áreas marinhas protegidas de Santa Maria.
 
"EmAmbrosio, assim como em Pedrina, Formigas e Dollabarat, não é imposta nenhuma restrição completa e nem mesmo fiscalização parcial aos barcos de pesca "adianta o comunicado apontando “podes estar a mergulhar no oceano com o motor de um barco de pesca a menos de 10 metros da tua cabeça num lugar sujeito a fortes correntes repentinas”,
 
'Em nenhum lugar da Europa é possível ver, mergulhar e observar arraias mobula, atuns, tubarões-baleia e outros grandes pelágicos durante um único mergulho" lê-se no comunicado que denuncia "o imenso aumento de embarcações de pesca (a maioria sem autorização!), criando perigos para mergulhadores e praticantes de snorkel o que é inaceitável."
 
"Como é possível partilhar uma "ÁREA MARINHA PROTEGIDA" com barcos de pesca - a menos de 30m dos mergulhadores? 'é a questão colocada.
Tanto mais avança a especialista Alice Soccodatto " situações deste tipo são inaceitáveis para um país que acaba de declarar o plano de criação da maior área protegida do Oceano Atlântico" sublinhando "os líderes políticos e econômicos locais de Santa Maria estão cegos para a importância da indústria do mergulho para esta pequena ilha".
 
A situação já foi denunciada vezes sem conta pelos operadores maritimo turisticos que pedem ao governo "um programa sério e consistente que inclua atores científicos, empresariais e políticos para sentar-se regularmente à mesma mesa e avançar de forma produtiva em benefício da comunidade e do meio ambiente".
 
"Pedimos uma reunião que inclua esses representantes o mais rápido possível, porque a situação não pode continuar como nas últimas semanas" alerta.
Fonte : Redação CAA
Programa matinal com muita música portuguesa (principalmente açoriana). Informação local, entrevistas, reportagens e passatempos ...  De segunda a sexta-feira das 8h00 ás 11h00 … disfrute da nossa companhia e faça  amigos no Bom dia Açores !
Bom Dia Açores

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2020
Todos os direitos reservados