Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores promove formação para a sustentabilidade
INSERIDO EM 2018/11/20

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo realiza hoje, na Ribeira Grande, uma ação de esclarecimento no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, depois de iniciativas idênticas já terem decorrido em Ponta Delgada e na Lagoa.

Estas ações de esclarecimento a nível local, que serão realizadas em todos os concelhos dos Açores até 2019 estão a decorrer na ilha de São Miguel, seguindo-se a Terceira, a 25 e 26 de novembro, o Faial, a 27 e 28 de novembro, e o Pico, a 29 de novembro.

 

No mesmo sentido, estão também a ser realizados workshops de capacitação, decorrendo os próximos na ilha Terceira, a 27 de novembro, no Faial, a 28 de novembro, no Pico, a 29 de novembro, e em São Miguel, a 4 de dezembro, contando ambas as iniciativas com a parceria da Sustain Azores.

 

Nas sessões de esclarecimento são apresentadas as origens e as mais-valias da Cartilha, fazendo a ligação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a explicação dos passos necessários para a sua subscrição.

 

Estas ações permitem ainda evidenciar as iniciativas das quais os subscritores podem beneficiar, através de um momento de diálogo e troca de informações com potenciais subscritores.

 

Por outro lado, os workshops de capacitação são dirigidos às entidades que tenham intenção firme de subscrever a Cartilha, e neles é aprofundado como cada entidade pode definir os seus compromissos no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

São espaços de capacitação marcados por trabalho individual e coletivo e uma forte interação, sendo que, no final destes workshops, as entidades ficarão habilitadas a definir os seus objetivos de adesão à Cartilha.

 

Para quem subscreve a Cartilha, está disponível um programa de consultoria de apoio, para além de fóruns regulares de reporte, onde há oportunidade de avaliar progressos e partilhar conhecimento com as outras entidades subscritoras.

 

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo que visa apoiar a adoção dos princípios do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade açoriana, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização.

 

A Cartilha já conta com 59 entidades assinantes, que se propuseram alcançar três medidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso público com uma gestão responsável, transparente e virada para o futuro.

 

Esta é mais uma medida que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no âmbito do processo, em curso, de certificação do destino turístico como sustentável, através dos critérios da Global Sustainable Tourism Concil e chancela das Nações Unidas.

Fonte : Gacs
Programa matinal com muita música portuguesa (principalmente açoriana). Informação local, entrevistas, reportagens e passatempos ...  De segunda a sexta-feira das 8h00 ás 11h00 … disfrute da nossa companhia e faça  amigos no Bom dia Açores !
Bom Dia Açores

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player