Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Selecionados cinco consůrcios para apresentar propostas para porto espacial em Santa Maria
INSERIDO EM 2018/12/08

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou que, no âmbito da primeira fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites, foram selecionados cinco consórcios que apresentaram manifestações de interesse em instalar e operar um porto espacial na ilha de Santa Maria.

Gui Menezes salientou que foram selecionados por uma Comissão Internacional de Alto Nível, os consórcios AVIO, CONSÓRCIO AZUL, Isar Aerospace Technologies GmbH, Rocket Factory Augsburg e a PLD Space, que “serão convidados a submeter uma proposta completa na segunda fase deste programa”.

 

Os resultados da primeira fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites estão disponíveis na página do ATLANTIC ISLP, no endereço http://atlanticsatelliteprogramme.org/ISLP.html.

 

Este programa recebeu 14 propostas de consórcios internacionais, que manifestaram o interesse em colaborar com empresas portuguesas e centros de investigação e engenharia portugueses para conceber, instalar e operar um porto espacial na ilha de Santa Maria.

 

A iniciativa foi lançada em setembro, numa parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Governo dos Açores, através da Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço (EMA - Espaço), com o apoio técnico da Agência Espacial Europeia (ESA).

 

A Comissão Internacional de Alto Nível que fez a avaliação das manifestações de interesse é composta por nove peritos nacionais e estrangeiros e coordenada por Jean Jacques Dordain, antigo diretor-geral da ESA.

 

Esta Comissão considerou também que há outro conjunto de manifestações de interesse que, não necessitando de um porto espacial, têm condições de realizar negociações específicas com as autoridades portuguesas, sendo que outras podem ser fornecedoras de subsistemas, tendo ainda sido identificado o Ariane Group, que manifestou interesse em desenvolver, operar e gerir o porto espacial.

 

Sete das 14 propostas apresentadas pelos consórcios diziam respeito a soluções inovadoras de acesso ao Espaço com microssatélites e as restantes para produtos e serviços de engenharia de sistemas e software e ainda para inovações relativas às infraestruturas terrestres.

 

O Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites pretende estimular a criação de emprego qualificado e a alavancagem de novos projetos de índole espacial de grande valor acrescentado que, a longo prazo, possam vir a garantir um novo impulso aos projetos já existentes na ilha de Santa Maria.

 

Segundo o Secretário Regional, este projeto pode colocar a Região e o país “numa posição central no que respeita ao desenvolvimento de uma nova geração de atividades espaciais com base em pequenos satélites”.

 

Gui Menezes adiantou que a próxima fase do ATLANTIC ISLP vai arrancar em fevereiro com a apresentação de propostas, em resposta à 'International Call for Tender for Launch Services to Space from the Island of Santa Maria'.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player