Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Governo dos Açores está a trabalhar para cumprir o 'abate zero' de animais de companhia até 2022, afirma João Ponte
INSERIDO EM 2018/12/12

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, no Faial, que o Governo dos Açores está a dar “passos acertados e concretos” para que seja cumprido ou até mesmo antecipado o 'abate zero' de animais de companhia ou errantes na Região até 2022, considerando prioritário apostar no reforço da esterilizaç&a

“Em mais de metade dos municípios, onde reside 87% da população da Região, estão reunidas as condições para o cumprimento integral da legislação em vigor", salientou João Ponte, acrescentando que "importa prosseguir este trabalho nos restantes concelhos da Região para que seja possível cumprir, ou até mesmo antecipar, a meta do 'abate zero' de animais de companhia ou errantes até ao final de 2022”.

 

“Este objetivo é alcançável e depende, sobretudo, da vontade política dos Presidentes de Câmara”, frisou João Ponte, que falava na apresentação de uma campanha de sensibilização contra o abandono de animais de companhia e errantes nos Açores.

 

O governante destacou que, só nos primeiros seis meses deste ano, foram adotados mais animais de companhia do que em todo o ano de 2017 e, por outro lado, o número de abates de animais decresceu significativamente na Região, considerando que se trata de indicadores encorajadores e que atestam que os Açores estão no bom caminho.

 

João Ponte elogiou a ação dos médicos veterinários municipais e das autarquias no cumprimento da legislação em vigor, bem como o trabalho “persistente e incansável” das associações de proteção animal, assegurando que, da parte do Governo Regional, a temática dos animais abandonados tem merecido a maior atenção, empenho, bom senso e responsabilidade.

 

“Bom senso e responsabilidade é precisamente o que se espera de todos os intervenientes neste processo. Este é um assunto demasiado sério e importante, não só por razões de saúde pública, de segurança e de tranquilidade de pessoas, mas também para salvaguarda do bem-estar dos próprios animais e da sua qualidade de vida”, afirmou João Ponte.

 

O Secretário Regional disse ainda que o trabalho de sensibilização, que tem sido feito com sentido pedagógico, e as ações de fiscalização levadas a cabo pelo Governo Regional nos canis e centros de recolha oficial de animais têm sido cruciais para melhorar as condições de bem-estar e acolhimento de animais, aumentar o número de esterilizações e de adoções responsáveis.

 

“Para se alcançar ainda melhores resultados no futuro, é fundamental uma forte articulação e cooperação entre o Governo, as associações de proteção de animais, os médicos veterinários, os proprietários de animais ou os seus responsáveis e os municípios”, referiu João Ponte.

 

O governante anunciou que, em 2019, serão reforçadas as ações de fiscalização aos canis e centros de recolha oficiais, bem como melhorada a portaria que estabelece o regime de comparticipações financeiras a atribuir às associações de proteção animal, no sentido de agilizar os procedimentos de candidaturas e garantir mais meios financeiros para que possam prosseguir, no terreno, o seu trabalho.

 

Paralelamente, será implementado o registo de animais de companhia e errantes e, no decorrer da Feira Açores 2019, que terá lugar no Faial, haverá eventos para sensibilizar a sociedade para a temática do bem-estar e adotação animal.

 

Quanto à campanha de sensibilização que hoje tem início, com o mote 'Açores sem animais abandonados', é o resultado dos contributos da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Ordem dos Médicos Veterinários e associações de proteção animal, entre outras instituições.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player