Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Revisão da Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores estará concluída em fevereiro de 2020
INSERIDO EM 2019/02/18

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, que o Executivo iniciou o processo de revisão da Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores, a RIS3, “conforme previsto no Programa de Governo”, adiantando que deverá prolongar-se por um ano. 

Gui Menezes, que falava na sessão de abertura do Conselho Regional de Inovação, frisou que este processo de revisão pretende atualizar a RIS3 “não só no que respeita às áreas a abranger, mas também nas metodologias de implementação”.

 

Em declarações aos jornalistas, o Secretário Regional referiu o objetivo é desenhar “uma estratégia mais adaptada e que seja consentânea com aquilo que são as expetativas da sociedade e as potencialidades que os Açores têm para o seu desenvolvimento em áreas em que podem ser diferenciadores, tanto do ponto de vista da investigação, como também do ponto de vista económico e do conhecimento”.

 

Neste sentido, e apesar de ainda não terem sido definidas essas novas áreas, Gui Menezes apontou o Espaço como uma das áreas possíveis, e que não estava contemplada na anterior RIS3, frisando que “em fevereiro do próximo ano estaremos com a nova estratégia desenhada e depois haverá momentos de discussão pública”.

 

Este novo documento, segundo o governante, “servirá de base para as negociações no âmbito do próximo quadro comunitário”.

 

O Secretário Regional sublinhou que a aplicação das metodologias da RIS3 já permitiu a aprovação de 52 projetos de Investigação & Desenvolvimento nos Açores, num total de investimento de cerca de nove milhões de euros, no âmbito do eixo 1 do PO Açores 2020, incluindo projetos de Investigação & Desenvolvimento em contexto do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores e também em contexto empresarial.

 

Gui Menezes defendeu, no entanto, que a aposta na inovação não se resume à operacionalização da RIS3, apontando a criação de incentivos por parte do Executivo açoriano e “a definição de estratégias concertadas e integradas que garantam uma forte ligação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo”.

 

Neste sentido, adiantou que durante o próximo mês, serão lançados uma linha de financiamento para a internacionalização dos projetos de Investigação e Desenvolvimento em contexto empresarial, com uma dotação de 600 mil euros, e um concurso para vales ID, no valor de 800 mil euros, “para as empresas regionais poderem alavancar os seus processos de inovação”.

 

Segundo o titular da pasta da Ciência, este é “o momento oportuno” para lançar medidas ligadas à internacionalização da ciência e da investigação das empresas, na medida em que se está agora “a discutir o próximo quadro comunitário de apoio e em que é preciso preparar o sistema científico dos Açores para novos financiamentos”.

 

“É importante que haja um sinal e um apoio para que os nossos centros de investigação e as nossas empresas comecem a procurar essa internacionalização e possíveis parcerias e para que estejam melhor preparadas para o próximo quadro comunitário”, frisou.

 

“Os Açores têm capacidade para ir buscar mais fundos para a investigação e para o conhecimento, e para que as nossas empresas sejam melhor capacitadas nessas áreas porque, sem inovação, é difícil as empresas vingarem num mundo cada vez mais competitivo”, acrescentou Gui Menezes.

 

O Governo dos Açores começou a desenvolver, em 2014, uma Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, a implementar na Região até 2020, e que apresenta três eixos temáticos, nomeadamente Pescas e Mar, Agricultura, Pecuária e Agroindústria e Turismo.

Fonte : Gacs
Existem várias formas de unir uma margem á outra,nós óptamos por úni-las através da música.De segunda a sexta entre as 14 e as 16 horas . Duas horas de música variada,com especial destaque dos tops...alternando com curiosidades e notícias sobre os artístas e bandas . Ás terças-feiras apartir das 14h30 uma rubrica sobre livros … Com a Lucélia Lopes conheça os êxitos da actualidade... mantenha-se desse lado da margem com o Asas do Atlântico.
Entre Margens

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player