Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Rui Bettencourt afirma importância de sensibilizar crianças e jovens para a cidadania europeia
INSERIDO EM 2019/02/19

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Rabo de Peixe, que as crianças e os jovens devem “sentir que fazem parte da Europa sendo Açorianos”.

“É importante que, desde muito jovens, as pessoas se sintam cidadãos da Europa”, afirmou Rui Bettencourt, que falava aos jornalistas à margem de uma sessão do projeto ‘Sou E.U.’, na Escola EB1/JI Paulo José Tavares, sublinhando que, de uma maneira lúdica, esta ação com marionetas “transmite e sensibiliza os jovens e as crianças do 4.º ano de escolaridade, dentro das escolas e no seu meio escolar, para os valores da União Europeia”.

 

Para o governante, não se trata apenas de sensibilizar para o que é a União Europeia hoje e para a evolução que teve desde a CEE, mas também para “os valores que sustentam essa União, valores de solidariedade, democracia, liberdade, fraternidade e solidariedade e também para direitos que estão juntos e obrigações que estão juntas”.

 

“Esta ação insere-se numa lógica de fomentar e de sensibilizar os jovens, as crianças e todos os Açorianos para um aspeto importante da nossa vida, que é ser da União Europeia“, afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

 

Rui Bettencourt acrescentou que, desde o início, se pensou que, para além das ações clássicas de sensibilização e de debate junto do público com mais idade, “seria importante investir para a década”, ou seja, “fazer com que esses jovens que têm oito, nove anos de idade nos próximos 10, 12, 15, 20 anos se sintam europeus”.

 

O Secretário Regional referiu que esta ação é “uma peça de toda uma estratégia muito mais alargada”, mas considerou que este elemento é “muito importante”.

 

“A ideia é fazer com que, desde muito novos, eles sintam que são europeus e depois possam partilhar com os pais, quando chegarem a casa, o que é que aconteceu na escola, o que é que viram e de que valores falaram”, frisou.

 

Além desta ação junto dos alunos do 4.º ano de escolaridade, Rui Bettencourt adiantou que outras ações vão ser desenvolvidas ao longo do ano, quer junto de jovens que frequentam o ensino secundário ou superior, quer junto de centros de idosos, IPSS e associações de juventude.

 

“Todas essas ações este ano têm como tema central ‘Os jovens, a Europa e o futuro”, sublinhou o governante, salientando que são estes jovens “que vão ser ativos até 2070/2080 e, portanto, vão ter a responsabilidade de construir os Açores e a Europa e o mundo”.

 

O projeto ‘Sou E.U.’, que decorre no âmbito do programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos’ e ensina questões europeias e de cidadania de uma forma lúdica e pedagógica, arrancou em 2017 e já abrangeu cerca de 5.000 alunos do 4.º ano de escolaridade de todas as escolas do 1.º Ciclo das nove ilhas do arquipélago.

 

No Grupo Oriental, este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Solidaried’Arte - Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player