Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Mais de três dezenas de escolas dos Açores têm clubes de robótica
INSERIDO EM 2019/10/21

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, já apoiou a criação de mais de três dezenas de Clubes de Programação e Robótica nas escolas do arquipélago, num montante de investimento de 164 mil euros para a sua constituição e funcionamento. 

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que esta iniciativa do Governo dos Açores “parte do entendimento de que estes espaços são um instrumento fundamental para a disseminação mais enraizada do ensino da programação e da robótica, já que promovem a aprendizagem de linguagens digitais".

 

Bruno Pacheco, que falava hoje, na Lagoa, na sessão de abertura do 1.º Encontro dos Clubes de Programação e Robótica dos Açores, frisou que a literacia e a cidadania digitais são “um grande desafio” da sociedade atual.

 

O Diretor Regional afirmou que “foi por acreditar que os Açores não podem ficar alheios a esta alteração de paradigma que o Governo Regional desenhou a sua estratégia de promoção do acesso das áreas da programação, da robótica e do digital, que passou não apenas pelo apoio à criação dos clubes de robótica ou das oficinas de competências digitais, mas que vai mais longe”.

 

Neste sentido, Bruno Pacheco lembrou que, “em breve, será implementado em todas as escolas do 1.º e do 2º ciclo da Região o projeto ‘Atelier do Código’, garantindo, pela primeira vez, que os Açores tenham o ensino regular e permanente destas áreas”. 

 

O Diretor Regional disse ainda que estão atualmente envolvidos nos Clubes de Programação e Robótica cerca de 400 alunos, prevendo-se que, até ao final deste ano, esse número suba para 500.

 

“A intenção do Governo dos Açores é que, no final de 2020, existam clubes de robótica em todas as escolas da Região”, afirmou.

 

O 1.º Encontro de Clubes de Programação e Robótica dos Açores, integrado na Semana Europeia do Código, decorre até sábado, no Expolab, e conta com mais de 50 participantes, entre coordenadores dos clubes e outros professores, alunos e empresas.

 

Os participantes deste evento assistem, nestes dois dias, aos trabalhos e atividades que têm vindo a ser desenvolvidas por aqueles clubes, tomando ainda contacto com projetos regionais na área da programação e da robótica, também financiados pelo Governo dos Açores, e com projetos desenvolvidos a nível nacional nestas áreas.

Fonte : Gacs
Música variada ... para retribuir a sua companhia    Asas do Atlântico   .... a sua rádio !
Playlist Asas

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player