Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Início | Clube | Rádio | Informação | Rally | Contatos
Diretor Regional dos Assuntos do Mar defende que ť preciso continuar a apostar na qualidade e sustentabilidade zonas balneares
INSERIDO EM 2019/10/31

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar defendeu, em Angra do Heroísmo, que “é necessário continuar a desenvolver iniciativas que promovam a formação certificada de mais nadadores-salvadores na Região, para que estes profissionais exerçam a sua atividade em mais zonas balneares de todas as ilhas do arquipélago, garantindo, assim, a se

Filipe Porteiro lembrou que o Governo dos Açores tem apoiado a realização de cursos de nadadores-salvadores, frisando que este ano houve “o alargamento das áreas balneares cobertas com nadadores salvadores, bem como o aumento do período de vigilância em diversas zonas balneares, que permitiu abranger toda a época balnear”.

 

O Diretor Regional falava, terça feira, na 5ª Reunião Regional de Águas Balneares Costeiras, um encontro de trabalho que contou com mais de três dezenas de participantes das principais entidades com intervenção nas zonas balneares do arquipélago, nomeadamente municípios, Autoridade de Saúde, Autoridade Marítima Nacional, Direção Regional do Turismo, Portos dos Açores, entre outras.

 

Segundo Filipe Porteiro, “tem-se verificado um interesse crescente na gestão das águas balneares”, defendendo que “já há a perceção geral de que estas áreas funcionam cada vez melhor”.

 

Contudo, salientou que “há margem efetiva para melhorarmos a oferta proporcionada pelas zonas balneares, nomeadamente ao nível da qualidade da água e das areias e também no que respeita a infraestruturas”.

 

O Diretor Regional afirmou que “se tem verificado uma maior cooperação entre as entidades, o que tem sido crucial para o aumento da qualidade da gestão balnear”, acrescentando que “hoje temos zonas balneares melhores, mais vigiadas, com garantia da qualidade ambiental, com atividades de educação e sensibilização ambiental”.

 

Filipe Porteiro, durante a sua intervenção, apelou às entidades gestoras de zonas balneares para desenvolverem “novos conteúdos” ligados a ações de educação ambiental, obrigatórias no quadro da Bandeira Azul da Europa (BAE).

 

Neste sentido, o Diretor Regional desafiou as entidades presentes a adotarem algumas sugestões apresentadas, nomeadamente observações diurnas e/ou noturnas do céu e dos astros em zonas balneares, em parceria com o Observatório Astronómico de Santana (OASA), ou “o usufruto esclarecido de paisagens geológicas de grande valor estético e natural”, em parceria com a Associação Geoparque Açores, com o objetivo de promover e valorizar a geodiversidade em geossítios costeiros.

 

A Reunião Regional de Águas Balneares Costeiras é uma iniciativa anual da Direção Regional dos Assuntos do Mar que pretende promover o diálogo e a partilha de conhecimento e de experiências entre diferentes entidades de âmbito local, regional e nacional, com o objetivo de melhorar o usufruto balnear, de residentes e de turistas, e de promover o desenvolvimento sustentável das zonas balneares e a melhoria da qualidade das águas balneares dos Açores.

 

Durante este encontro foi feito o balanço da última época balnear, bem como a preparação da época balnear de 2020, tendo sido dado especial destaque à promoção da segurança balnear, nomeadamente ao nível dos serviços de informação, vigilância, socorro e salvamento, com intervenções da Autoridade Marítima Nacional e da Associação de Nadadores Salvadores dos Açores.

 

A Direção Regional dos Assuntos do Mar colabora com as entidades gestoras das zonas balneares de todas as ilhas, nomeadamente na apreciação e licenciamento de infraestruturas de apoio à prática balnear, na análise das águas balneares, bem como na formação e contratação de nadadores salvadores.

 

Mais informações sobre as zonas e águas balneares dos Açores estão disponíveis no endereço eletrónico www.aguasbalneares.azores.gov.pt

Fonte : Gacs
Era uma vez... um programa de rádio que todos os meninos e meninas gostavem de ouvir...       A hora do arco-íris... todos os Sábados entre as 14h e as 15h ouvem-se histórias, músicas infantis e partilham-se amizades !!!  Damos cor e ritmo ao teu início de tarde ....
Hora do Arco-Íris (infantil)

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Santamariaazores
© Clube Asas do Atlântico - 2015
Todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player